terça-feira, 7 de julho de 2009

REPÚDIO AO JUIZ BAPTISTA PEREIRA ! ! ! ( VI )

DEPUTADA MOBILIZA GAÚCHOS POR RETRATAÇÃO DE JUIZ

07/07/2009


A deputada federal Luciana Genro proporá à bancada gaúcha que todos assinem um documento pedindo a retratação formal do juiz paulista, presidente eleito do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Baptista Pereira, que ofendeu o Rio Grande do Sul.

Confira a moção na íntegra:

“Os deputados e senadores do Rio Grande do Sul abaixo signatários manifestam sua profunda indignação diante do desrespeito com que o presidente eleito do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Baptista Pereira, demonstrou ao Rio Grande e a todo o povo gaúcho ao declarar durante julgamento no último dia 16 de junho, enquanto ainda fazia parte do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que ‘o Rio Grande do Sul é uma maravilha. Se dependesse desse estado todos os problemas do país estariam resolvidos. Haja vista um colega lá, com quadrilha presa, mandou soltar porque não tinha vagas no presídio. É Direito Alternativo. Eles [magistrados] fazem do jeito que acham. Ah… se não fosse a Revolução Farroupilha… Ou se não fizéssemos oposição a ela, quem sabe teríamos nos livrado do Rio Grande do Sul. Assim, o Estado estaria hoje ao lado do Uruguai’. Repudiamos essa declaração que é uma afronta ao nosso Estado e ao próprio Brasil, do qual os gaúchos se orgulham de ser parte fundamental. Além disso, demonstra desconhecimento e desrespeito acerca do trabalho de juízes sérios e competentes, e que estão dando um exemplo de luta contra o desrespeito à lei e aos direitos humanos a que os presos vêm sendo submetidos, não só no Rio Grande do Sul mas na maioria esmagadora das cadeias brasileiras. Exigimos do desembargador Baptista Pereira um pedido formal de desculpas sob pena deste magistrado tornar-se ‘persona non grata’ em nosso Estado.”

2 comentários:

Antonio Carlos disse...

Maravilha! Assim que sair a retratação. Vamos enviar para o Sr. Sdney Mazzoni, o Editor Chefe, publicar na coluna Letras.

Vamos ver o que ele nos diz sobre o asunto.

Anônimo disse...

Nunca é tarde para dizer a verdade.
No episódio sobre as declarações bombásticas do Des.Baptista Pereira,criticando magistrados gaúchos por benevolência a bandidos,o que se tem que discutir é QUEM TEM MENOS RAZÃO.Seria ele ?Seria o que disse o Presidente da OAB/RS ? Ou a Dep.Luciana Genro ?
Na verdade TODOS estão certos e errados. O desembargador está certo quando diz que o Rio Grande não é Brasil e que certos juízes não punem adequadamente criminosos; erra quando diz que o Rio Grande é um peso para o Brasil,quando ocorre o contrário. A deputada Luciana diz que a hipótese do Desembargador (separação do RS) seria uma desgraça,quando na verdade seria uma GRAÇA. É um quebra -cabeças.Sérgio Alves de Oliveira,Advogado (OAB/RS 5.348),Sociólogo,Membro do GESUL-Grupo de Estudos Sul Livre)