domingo, 29 de março de 2009

DOMINGO + OU - FELIZ ! ! !

Este era um domingo que tinha tudo para ser um bom dia. Levantamos pela manhã e já pensamos em ir ao restaurante da Dona Adélia almoçar um belo carneiro assado e um prato de quibe crú. Fomos tomar banho e, erradamente, achamos legal ligar o rádio. Ouvindo aqueles programas pagos que só falam bem do prefeito interino, num determinado momento até desligamos o chuveiro para vermos se era aquilo mesmo que tinhamos ouvido. Um dos serviçais secretários que estavam alí, disse o seguinte absurdo: " Está de parabéns o prefeito Miguel por ter determinado que daqui para a frente as empresas que ganharem concorrência pública, para realizarem as obras, terão de apresentar o projeto executivo ". Espera aí um pouquinho. Quer dizer que daqui para trás os vencedores de concorrências não apresentavam projetos ? É isso ? MEU DEUS !!! Bem, desligamos o rádio, é claro. Fomos ao centro da cidade e passando em frente ao Russi do centro, estavam alí máquinas da prefeitura asfaltando a frente do supermercado. No começo ficamos pensando nos bairros que não tem asfalto nenhum. Mas depois entendemos bem, pois se o Russi contribui com as campanhas do PSDB nada mais justo que a prefeitura asfalte em frente ao mercado deles, não é mesmo ? É como já disse São Francisco: " É dando que se recebe ". Mas, meus caros amigos, a questão não é essa. O caso é que, até hoje, as empresas vencedoras de concorrências para obras públicas não apresentavam o tal projeto executivo. Amigos engenheiros que frequentam este blog, como é que a prefeitura aprova concorrências onde as empresas vencedoras não apresentam o seu projeto executivo ? Engenheiros deste Brasilzão sem porteira, respondam esta pergunta aos internautas, pelas barbas do profeta.

13 comentários:

Anônimo disse...

Qual secretário disse esse absurdo?

Bico de Lacre disse...

Tayar: é bastante simples - o sobrenone Spina está na prefeitura e na Giassetti. Ambos são irmãos. Ambos em cargo de tomada de decisões. Nepotismo cruzado e bem feito é esse aí. Há anos.

Anônimo disse...

Ouvindo esse mesmo pograma - programa é algo feito por gente capaz - o secretário importado deve estar enxugando seus ovos até agora, pois o apresentador chupou-lhe os bagos por haver-se instalado um semáforo na passarela do União da Vila. O que será que esse locutor vai fazer quando esse turista terminar de instalar o semáforo em frente ao conjunto de lojas que pertence à família do prefeito?

PRJ disse...

Caro César,

Infelizmente a lei 8666 de 21 de junho de 1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras públicas, permite que as licitações sejam feitas apenas com o projeto básico sem que seja elaborado um projeto executivo da obra. A falta do projeto executivo, quando da licitação, vem sendo amplamente questionado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), TCE( Tribunais de Contas Estaduais) e MP(Ministério Público), pois na maioria das vezes os contratos precisam ser aditados em percentuais acima do previsto por lei que é de no máximo 25%, o que acaba onerando os cofres públicos.
Outro problema é que sem o projeto executivo existe uma dificuldade muito grande na fiscalização das obras e outras coisiiitas mas!!!. Licitar obras públicas sem o projeto executivo ou deixá-lo a cargo da empres vencedora da licitação é absurdo, seria a mesma coisa que colocar a raposa tomando conta do galinheiro. Portanto não é nenhum merito do prefeito interino esta determinação, que aliás era prática corrente na Prefeitura de Jundiai em outros tempos.

PRISCILA disse...

DEIXE EU LHE CONTAR UMA HISTORINHA.
ALGUNS ANOS ATRAS UM EMPREITEIRO DE ITUPEVA CONSTRUÍA SUA CASA COM RESTOS DE MATERIAIS DOS OUTROS E COM O LIVRE CRÉDITO QUE TINHA NAS LOJAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.
ENTÃO RESUMINDO COMO VOCÊS ACHAM QUE O BRIMO DE VOCÊS COM UMA LOJINHA QUE FECHOU A ANOS CONSEGUIU CONSTRUIR TANTO S IMPÉRIOS.VIU LÁ EM ITUPEVA,QUANDO EU DENUNCIAVA EU ERA ENCRENQUEIRA FALAVA DE MAIS.SEMANA PASSADA DENUNCIARAM A GUARDA MUNICIPAL DANDO GUARDA PARA UM TERRENO DO DONO DE POSTO SÓ PORQUE O CIMENTADO ESTAVA FRESCO E NÃO QUERIA QUE PISASSEM.TUDO COM O PREFEITO HONESTÍSSIMO SÓ NÃO VIA PORQUE NÃO QUERIA ERA Caminho da casa dele e pai dele irmão dele etc.. e até da minhas mãezinha.

PRISCILA disse...

QUEM NÃO SABE DISSO ISSO É POUCO.JÁ DISSE SE NO VATICANO SE EM TODA RELIGIÃO OS SEUS SUPERIORES VISAM LUCROS,COMO PODE ACREDITAR QUE NA POLÍTICA NÃO HAVERIAM COISAS PIORES.

PAREM PARA PENSAR VAMOS SER HONESTOS CONSIGO MESMO É COM O QUE COBRAM AQUI.

MOMENTO REFLEXÃO QUANTAS PESSOAS VOCÊS JÁ AJUDARAM,QUANTAS VEZES VOCÊ DESVIOU DE SEUS CAMINHOS SÓ PORQUE FICOU COM DÓ DE ALGUM CONHECIDO QUE ESTAVA APÉ E VOCÊ SABIA QUE ELE MORAVA LONGE CHEIO DE SACOLAS E NÃO O FEZ OU PORQUE NÃO QUIS MESMO SE FOD.... ,OU PORQUE ELE TAVA SUJO.

QUANTAS VEZES VOCÊ DEU DINHEIRO AO MENDIGO SÓ POR DAR SÓ POR MEDO DELE ACHANDO QUE ERA MALA,OU NÃO DEU PORQUE ACHOU QUE ERA VAGABUNDO E NÃO PENSOU QUE VOCÊ ´PODERIA UM DIA SER ELE.

RESUMINDO QUEM AQUI NÃO TEM UM POUCO DO CLÃ DO MIGUELITO?
PARA JULGARMOS NÃO ACHAM QUE DEVERÍAMOS SER DIFERENTE DELES.

PARA QUEM ACREDITA EM DEUS NÃO EXISTE PECADO PEQUENO OU PECADO GRANDE PECADO É PECADO CRIME É CRIME.

E A OMISSÃO DOS SERES HUMANOS UNS COM OS OUTROS É UM DOS MAIORES QUE EXISTE.

Anônimo disse...

ouvi dizer que o parque da cidade foi construído sem projeto.será que é verdade?

SEESP Jundiaí disse...

Imcompetência e vulnerabilidade, excesso de sugestões políticas partidárias, ações de lobistas de empresas que colaboraram com a campanha política partidária, ação de "laranjas" em licitações, falta de visão de planejamento de longo prazo e desconhecimento completo do que é um projeto de engenharia pública em sua plenitude.

O que está descrito acima é o título do comentário, portanto o texto poderá ser longo, porém podemos resumi-lo em: FALTA DE ENGENHARIA PÚBLICA.

Conforme dito pelo PRJ em comentário anterior, a Lei 8.666 permite que o PROJETO BÁSICO, que muitas vezes não passa de uma carta de intenções, que pode ser de péssima intenção e as empresas podem desenvolver o projeto em sua totalidade e serão fiscalizados pelo contratante. O que não é difícil acontecer é que o contratante não possui pessoal capacitado para a fiscalização ou tudo se transforma em um ajuste para atender aos políticos que tomaram a decisão "política" para executar a "dita" obra pública.
Para que se possa atender os princípios da moralidade e eficiência um PROJETO DA ÁREA CIVIL PÚBLICA DEVE CONTER:

1- Plano:
Estudo de Viabilidade;
Planejamento Preliminar;
Planejamento de Detalhe e
Revisão.
2- Projeto:
Projeto Básico;
Projeto Executivo;
Revisão de Projeto e
"As Built" (Como está construído).

Para que possamos trabalhar com coerência é preciso ter capacidade, tempo e dinheiro, que é equivalente a PLANEJAMENTO.

Para se ter Planejamento é preciso ter critérios e se a coisa é pública precisa-se de HONESTIDADE DE PROPÓSITO.

Estes são os fundamentos básicos da ENGENHARIA PÚBLICA, que tanto nos falta neste "Brasilzão sem porteira".
Àqueles que quiserem detalhes da falta de ENGENHARIA PÚBLICA é só observar ao seu redor e ver como estamos administrando as obras públicas de nosso país e ver o grau de dificuldade de se iniciar e terminar qualquer PROJETO DE OBRA PÚBLICA, sem que tenhamos problemas e se transforme em um pesadelo para a sociedade brasileira.
-ATRASOS NA ENTREGA;
-CUSTOS ELEVADOS;
-ERROS DE PROJETO;
-QUALIDADE DUVIDOSA;
-MANUTENÇÃO CORRETIVA LOGO APÓS A ENTREGA;
-Etc.

Jundiaí, 30 de Março de 2.009
Luiz Antonio Pellegrini Bandini
Engenheiro Civil
Presidente da Regional do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Anônimo disse...

Por falar em semáforo e secretário importado, mais uma vez provou que não veio para ajudar os jundiaienses e que a pretensão é multar e não organizar o trânsito, (que aliás não precisa disso). Vejam que agora os veiculos que transpuserem os semáforos no vermelho após as 22 horas serão multados, QUE QUE É ISSO???? Será então que em cada semáforo haverá uma viatura da policia garantindo a segurança de quem espera o sinal abrir????? Penso que aquele que for multado esperando a abertura do sinal pode ajuizar ação indenizatória contra a prefeitura, pois estava cumprindo oordem dela (sec.transportes) É muito mais fácil manter as sinaleiras piscando no amarelo a partir das 22 horas que multar, multar, multar!!! Miguelito avise a esse desavisado que não é assim que funciona a questão de segurança (se é que voce sabe!!!!) Esse secretário importado disse certa feita que a ultima vez que passou por Jundiaí foi na década de 60. Naquela época poder-se-ía aguardar o sinal abrir após as 22 horas. Ele não foi avisado que hoje isso é muito perigoso! Nos Jundiaienses nas mãos dessa gente, ficamos cada vez mais desanimados e fu....

Anônimo disse...

Tayar: o que aconteceu que as ações contra o prefeito Miguel não foram julgadas até agora? Você não havia dito que nos dias 25 e 26 de março dois processos seriam julgados? Obra o Espírito Santo? Ou será coisa da turma "levada"?

Anônimo disse...

Cesar, dizem que é essa semana o julgamento do prefeito interino, cassado 7 vezes com trocentos processos nas costas, é verdade?

Fábio disse...

E o que falar do zoológico municipal, localizado no Caxambu ao lado da Escola Duilio Maziero, que a 3 meses, desde que trocou a administração, não recebe as respectivas verbas, os funcionários não tiveram seus contratos revogados e os bichos são estão sobrevivendo graças ao antigo administrador que ainda cuida deles e põe dinheiro do bolso para comprar a comida necessária. Cade o Ibama que não ve esse crime contra a nossa fauna? Isso da cadeia!

Graúna disse...

Caro Fábio, aqui nenhum crime ambiental dá cadeia. Mesmo aqueles escancarados.Nem invocando a constituição vc. consegue alguma coisa. Não se pode nem fazer B.O., e quem deveria cuidar disso fica criando animais silvestres (erm casa) sem licença. Isto é uma cidade onde o ambiente é apenas um "meio" de conseguir alguma notoriedade. Eu teria casos antologicos para contar mas deixo para outra hora. Acredite, os fdp não estão nem aí com o zoológico.