terça-feira, 31 de março de 2009

1964: A DITADURA QUE NÃO TERMINOU ! ! !

O dia de hoje tem muita história. Na madrugada de 31 de março de 1964, as forças do general Olimpio Mourão Filho deixaram Juiz de Fora, sede da IV Região Militar, indo em direção ao Rio de Janeiro sem encontrar resistência. A IV Divisão de Infantaria, reforçada por dois outros regimentos vindos de Belo Horizonte e São João Del Rei, terminou por se confraternizar no meio do caminho com as guarnições do I Exército que haviam partido da ex-capital federal com a missão de confrontá-la. Aconselhado pelo general Amaury Kruel, comandante do II Exército, o Presidente João Goulart, pego de surpresa, quase paralisado, desistiu de manter qualquer resistência na ex-capital federal. Depois de decolar do Rio de Janeiro para Brasília, vendo lá tudo perdido, Goulart decidiu voar para o Rio Grande do Sul, sua terra natal, para poder fazer uma avaliação da situação. Sentiu que o ânimo do III Exército, comandado pelo general Ladário Teles, em apoiá-lo não era nada entusiástico. Foi quando decidiu sair do país para que não houvesse derramamento de sangue. Foi embora e nunca mais voltou pois faleceu no exílio. O golpe militar durou 20 anos. A ditadura terminou em 1984 mas algumas de suas práticas ainda são aplicadas até hoje. Jundiaí é um exemplo disso. Há 20 anos dominada pela mesma oligarquia, nossa cidade padece de ações típicas dos tempos do arbítrio. Ai daqueles que se colocarem contra o poder. Na ditadura eram torturados, exilados ou perseguidos de todas as formas. Hoje, em nosso município, a perseguição é implacável. Pressões, processos judiciais, inquéritos criminais na polícia civil, enfim, é o exercício cruel do poder. Se a perseguição não é feita pelos donos da política, de maneira direta, é viabilizada pelos coturnos de sua guarda pretoriana espalhada em todos os setores da vida da cidade. A ditadura militar acabou. A de Jundiaí também vai acabar. Quando isso acontecer, aí sim poderemos dizer, em definitivo, que o golpe de 64 terminou.

2 comentários:

PRISCILA disse...

concordo amigo beduino mas vale lembrar que ninguém faz nada sem esperar algo em troca.Quero ver se os próximos sucederem esses coronéis vão de fato ser diferente ou seja fazer a diferença.A teoria e a pratica são fatos e situações adversas.Por isso sempre enfatizei aqui que o problema não é esse ou aquele partido mas sim os homens que os compõe.

BUENAS TARDE MUCHACHO VOCÊ VIU JEREMIAS ?

Coroné Epaminondas disse...

Revolução de 31 de março e história de 1º de abril.

Sendo dia 1º de abril o dia da mentira, temos que nos acautelar com as histórias da direita e da esquerda quando contadas pelos opostos. A tal da direita fazendo crer que a esquerda é contra a ordem socil e a esquerda dizendo que a direita é contra o progresso social.
Na nossa bandeira temos ORDEM E PROGRESSO, acreditamos que seja ORDEM para todos e PROGRESSO também.
A maneira como governam a nossa Jundiaí é ORDEM para o cidadão comum e PROGRESSO para alguns apaniguados.
Há a necessidade de ORDEM para todos e PROGRESSO idem.
Não haverá ordem ou progresso se a corrupção continuar a devastar a nossa vida pública.
Nós temos que acreditar, por força da cidadania, que o estado de direito prevalecerá, mesmo com os desmandos de alguns que se dizem donos do poder e quando da criação do MDB, diziam lutar por uma nação livre, quando formaram o PMDB, continuaram com o discurso, na hora do racha criaram o PSDB e tomaram para sí a verdade na falta de um oposição que lute para que a ORDEM E PROGRESSO seja efetiva. Pois é voltamos para a ditadura do privilégio, da corrupção, dos desmandos, da desordem burocrática e da ORDEM para todos e PROGRESSO para alguns; PORGRESSO este pago com a ORDEM de todos.
Não é mentira não, vivemos a ditadura do capitalismo sem ORDEM e com PROGRESSO com o dinheiro alheio, já se gastou 4,5 trilhões de dólares, no mundo, para iniciar colocar em ORDEM o PROGRESSO de alguns.
Viva o 1º de ABRIL, é mentira TERTA?
Verdade coroné.....

FEBEAPA - Festival da Besteira que Assola o País.